domingo, 31 de maio de 2015

Ronaldo Fraga e seus acessórios em escama de peixe!

No dia 09/05 assisti no programa "Como Será?", da Rede Globo, uma matéria com o estilista Ronaldo Fraga, onde ele falava sobre os acessórios super diferenciados que foram apresentados em seu desfile do SPFW.
Achei muito interessante e, então, quis compartilhar um pouquinho sobre a história que tem por trás de tudo isso, aqui, com vocês!


Nas passarelas do desfile de Ronaldo Fraga no último São Paulo Fashion Week, as modelos exibiram além das tendências do mercado da moda para a próxima estação, também os acessórios que compõem os looks, os quais foram feitos de escamas de peixe, sim, escamas de peixe!
Trata-se de uma colônia de pescadores de João Pessoa, na Paraíba, em que moradoras juntam arte e talento para transformar a própria realidade. Isso é o que se chama projeto Sereias da Penha, onde as mulheres usam fios de cobre, nylon, e escamas de peixe para confeccionar acessórios.

"Todas as 17 artesãs participantes foram descobertas e capacitadas a partir de uma parceria de Ronaldo Fraga com a prefeitura de João Pessoa, o SEBRAE e o Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB)." 

As artesãs retiram as escamas manualmente, lavam-as e as preparam para ganhar durabilidade. Depois disso, entram em uma linha de produção onde confeccionam as peças com base em desenhos enviados por Ronaldo Fraga, e as técnicas utilizadas por elas foram aprendidas com os professores do projeto.

"O estilista Ronaldo Fraga diz que o Sereias da Penha promove muito mais do que geração de renda."

— Mais do que gerar emprego e renda, você tem que promover a apropriação cultural, porque é isso que vai dar autoestima para elas. Então, aquele ali não era um desfile do Ronaldo, era um desfile do Ronaldo, da Dorinha, da Fátima, de todos os envolvidos no projeto — conta. 

Assista a matéria no programa "Como Será?" clicando na imagem; e mais abaixo, o desfile do estilista Ronaldo Fraga e a reportagem com o grupo Sereias da Penha.


Ronaldo Fraga SPFW Verão 2016

Desfile completo

Sereias da Penha


E então, o que acharam? Eu adorei! Muito legal a participação do grupo, sem contar que os acessórios são maravilhosos!!!!
Comente! Beijos 

Aproveite para seguir e acompanhar o estilista nas redes sociais:


Fontes: globotv.globo.com
redeglobo.globo.com

Acompanhe o blog nas redes sociais:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!