segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Resenha crítica da entrevista "Moda: Ausência de crítica séria e descomprometida"

Entrevista de Astrid Façanha com o escritor e professor de filosofia norueguês, Lars Svendsen



Associando a resenha crítica da entrevista com Lars Svendsen aos desafios que o profissional de moda tem no mercado, é possível dizer que tudo começa pela não aceitação do público geral por esta área.

Como futura profissional de moda, posso dizer e concordar com Lars, o qual diz que “a moda aspira fazer parte do universo da arte”, pois acredito que essa área “vive” à base de cultura e arte. Como é possível não considerar artístico o que Charles Frederick Worth fez no século XIX? Assinar seu nome em sua própria marca não era nada normal a se fazer. E Paul Poiret, que criava peças autorais e se inspirava em correntes artísticas de sua época? Isso é arte, e as pessoas, principalmente nos dias de hoje, não enxergam todo esse histórico por trás de “uma mera peça de roupa”.

As manifestações da cultura e da arte são prioridade na moda, pois ela deve despertá-las e fazer com que as pessoas reflitam sobre seus efeitos na área; de fato, é como Svendsen diz na entrevista com Astrid Façanha: “uma roupa feita sem reflexão não vale a pena ser vestida”. Isso nos leva a entender que quem cria a peça também deve ter um momento reflexivo para trazer e expor um significado na mesma. E é aí que entra todo o “resto” da população.

Dizendo claramente: o público tem difícil aceitação pela arte e pela cultura. É muito fácil ouvir alguém criticando negativamente essas áreas, principalmente quando elas se relacionam com a moda. Digo isso com firmeza, pois como estudante de Design de Moda e Técnica em Produção de Moda, já fui “obrigada” a ouvir coisas de pessoas leigas no assunto e que acreditam que uma peça de roupa não é capaz de carregar tanto significado consigo.

É triste, mas pensando em como podemos ajudar chegamos a uma alternativa muito funcional: o ato de pensar. “Como diria a filósofa Hanna Arendt: ‘Pensar é uma atividade positiva que ao mesmo tempo nos distrai e subestima nossos hábitos e regras’. Segundo Arendt, ‘todo pensamento exige que se pare e, pense’. Portanto o mais importante é dar um passo atrás para ganhar alguma perspectiva”. Se as pessoas pensassem mais antes de falar ou agir, elas fariam bem para si mesmas e para aqueles que as ouvem, pois, dessa forma, elas abririam suas mentes a novos conteúdos e significados, antes mesmo de especular sobre o que não têm grande conhecimento. Isso também é válido para a mídia, a qual publica, na maioria das vezes, sobre apenas um lado do mundo da moda, e não ele como um todo. Sendo assim, os que seguem essas redes e as leem todos os dias, começam a ter outras impressões dos profissionais da área, as quais, inclusive, são distorcidas.

Relaciono aqui, o mercado de moda à ignorância das pessoas quando se trata de roupas e história da moda. Esse é um dos muitos desafios que um profissional da área deve enfrentar, senão um dos primeiros. E finalizo com mais uma frase de Lars Svendsen:

“A crítica de moda deve ser rigorosa, colocada com clareza e informada historicamente”.


Leia a entrevista na íntegra clicando aqui.

2 comentários :

  1. ótima resenha. Que bom que também pensa assim, bjs,
    astrid

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    Respostas
    1. Marina Galvan18/1/22 14:23

      Muito obrigada, Astrid! Fico feliz em te encontrar por aqui! Beijos ;*

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