quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Glossário dos sapatos!

Para virarmos experts no assunto, aqui vai o glossário dos sapatos para entendermos como são e quais seus nomes ;)

Alpargata
Também é chamada de espadrille, é feita de brim (tecido resistente de algodão ou linho) ou de lona. O solado é de corda ou borracha. 

Anabela
É considerado um dos saltos mais confortáveis. Tem a base larga, a qual começa no calcanhar e vai diminuindo conforme chega em direção aos dedos. Pode ser chamado de wedge.

Ankle boot
Ankle significa tornozelo em inglês, e esta é a altura em que a bota termina.

Bota caubói 
Tem cano e salto médios e alguns bordados. Este modelo reflete muito o espírito country, e é bastante usado em looks com uma pegada hippie-chic.

Bota Ugg
Original da Austrália, o modelo de camurça e forro de pelos foi criado nos anos 60. Uma década depois, os surfistas levaram a moda para os EUA e para a Inglaterra. A referência do nome "Ugg" é o nome da marca que a lançou.

Cap toe
Criado por Coco Chanel, o modelo é caracterizado pelo biquinho de outra cor e de outro material.

Chelsea boot
É uma bota baixa, de cano curto e com elástico na lateral. Super prática!

Clog
Sapato com uma espécie de salto ou plataforma de madeira, e lembra muito os calçados holandeses.

Cortuno
Super famoso, o coturno nasceu com o objetivo de ser um calçado militar. Maaaas na década de 1970 ele invadiu o mundo da moda! Nos anos 90, a bota pesada e de cadarço entrou no guarda-roupa do estilo grunge e até hoje, é um acessório que bomba por onde passa!

Creeper
Calçado de solado alto e reto. O modelo também foi criado para os soldados usarem. Hoje, já ganhou versões com detalhes e virou febre. Miley Cyrus ama!

Cut out boot
A bota com recortes vazados e fivelas foi criada pela Balenciaga. Várias outras marcas lançaram as suas e ela se tornou o hit do inverno de 2014 por aqui.

Galocha
A bota de borracha que era usada para se proteger da chuva ou da lama, como objetivo inicial, ganhou cores e estampas lindas!!! Awnnnt

Gladiadora
São sandálias cheias de tiras que lembram os calçados romanos. Bombaram em 2007 e voltaram com tudo!

Mary Jane
A marca registrada deste modelo é a tira grossa no peito do pé ou no tornozelo. Super meigo e vintage, é muito usado pelas famosas também!

Meia-pata
Tem uma plataforma na parte da frente, o que permite um salto ainda mais exibido.

Mocassim
Calçado de couro ou camurça bem molinhos, são costurados à mão, tem solado flexível e herdamos dos índios norte-americanos.

Oxford
Era o sapato masculino do século XVII e ganhou este nome por causa do sucesso que fazia entre os estudantes da Universidade de Oxford, que fica na Inglaterra. E então, as meninas acabaram gostando e adquiriram o modelo.

Peep toe
Peep quer dizer "espiada". Toe, "dedo". Juntando os significados... tá explicado!

Scarpin
O modelo clássico consiste em salto e bico finos, mas hoje em dia existem muitas versões de Scarpin!

Slide sandal
É como se fosse uma espécie de chinelo mas sem divisória entre os dedos. Pode ter uma ou mais faixas.

Slipper
Sem costura e cobrindo mais da metade do peito do pé, o modelo é inspirado nos chinelos de veludo da realeza francesa do século XIV.

E então... qual é o seu favorito???


2 comentários :

Comente aqui!