quinta-feira, 26 de junho de 2014

O jeans


O jeans é o maior marco da moda no século XX e também pode ser denominado o maior fenômeno da moda em todos os tempos. Nenhuma outra peça do vestuário masculino, feminino e infantil conseguiu sucesso comparável (o qual ainda continua crescendo). Então, vamos saber como ele surgiu!

No ano de 1847, Levi Strauss saiu da Alemanha (antiga Baviera) rumo aos Estados Unidos disposto a "fazer fortuna''. Montou uma alfaiataria em Nova York, mas, durante a colonização do Oeste norte-americano, empolgou-se com a "corrida do ouro" e para lá decidiu ir, onde vendia aos mineradores uma lona própria para cobrir carruagens e barracas. Observando o trabalho dos caçadores de ouro, que se ajoelhavam nos solos rústicos das minas, Levi notou que eles necessitavam de calças mais resistentes. Então, teve a ideia de confeccionar calças de trabalho utilizando a lona que vendia. Nasciam as Levi's Pants, que rapidamente passaram a ser usadas por cowboys que trabalhavam com gado.

               










Em 1860, o azul índigo começou a substituir as calças de lona, o qual não era uma novidade: em 1567 ele já era fabricado em Gênova - daí o nome jean, que vem da palavra italiana "genovese". Em 1877, as calças ganharam etiquetas de couro com o logotipo da marca e rebites nos bolsos. Assim surgiu a clássica calça jeans 501, da Levi Strauss Co. Continuou com cinco bolsos (five pockets jeans, como é conhecida até hoje). O jeans se espalhou pela Europa depois da Segunda Guerra Mundial, quando eles forma usados por milhões de norte-americanos. Mais tarde, o filme "Juventude transviada" mostrou James Dean vestindo surrados e desbotados jeans - foi a consagração!
         

Hoje em dia há muitas customizações nos jeans, fantasias acrescentadas, como: bordados, recortes, aplicações, rasgos, tachas, zíperes, variedades de bolsos, de tingimentos, de acabamentos, mudanças nas modelagens e mistura com outros materiais. E por falar nisso, existem algumas que são básicas (estão no vaivém da moda). São elas:

Jeans básico: o famosos 5 bolsos, de pernas justas, mas não agarradas. A frente pode ser fechada por botões ou zíper (o modelo tradicional).
Uso: se você tiver excesso de barriga ou está acima do peso, evite esse modelo. Fora isso, é válido pra todos.
Combinações: sempre com o estilo esportivo, use-o com camisetas, camisas, suéteres, jaquetas e blazers. Nos pés, botas, mocassins, tênis, sandálias baixas ou de solado grosso e scarpins de salto médio.



Jeans justo: essa modelagem também é básica, mas em tecido stretch. Na maioria das vezes tem cintura baixa, com ou sem bolsos.
Uso: ele é o modelo preferido das jovens (hehe) para todas as horas do dia e também da noite. É evidente que, para usar jeans ajustados não deve haver gordurinhas sobrando.
Combinações: para o dia, vai bem com blusas curtinhas, tops, regatas, camisetas, camisas, batas, suéteres, jaquetas e blazers. No pés, botas, tênis, mocassins ou sandálias baixas ou com saltos. Para a noite, fica bem com tops com brilho, camisas de cetim, organza ou renda. Nos pés, scarpins ou sandália de salto alto.



Boca de sino: ele vaaaai e veeem, mas com a permanência sempre curta na moda. É justo da cintura aos joelhos e depois vai se alargando até a barra. Pode ter a cintura no lugar ou mais baixa. O bolsos também são variáveis. 
Uso: esse modelo pede pernas longas, sendo reservado às altas e magras.
Combinações: camisetas, camisas, suéteres e jaquetas. Nos pés, botas, sapatilhas, sandálias baixas ou de salto médio.




Cargo: também é uma modelagem que sempre ressurge. Ela é baseada nas calças usados por soldados, com corte mais folgado e bolsos laterais no meio da perna. É confortável e geralmente possui cordão franzindo a cintura um pouco baixa. Mais comum em tons de bege e cáqui, algumas vezes surge como opção na linha jeans, confeccionado num tom de índigo mais leve.
Uso: não há restrições, vestindo sempre de maneira confortável e bem esportiva.
Combinações: camisetas, malhas, suéteres e jaquetas amplas, inclusive parkas (agasalhos até os quadris, com capuz). Nos pés, botas de salto baixo, tênis e mocassins.



Semibaggy (OMG): são os jeans franzidos na cintura e justos no tornozelo, geralmente com bolsos laterais embutidos. A modelagem é até confortável, mas para o visual...é um desastre! Engorda, diminui a estatura e sem falar que sempre pede calçados baixos. Também é uma modelagem que de tempos em tempos reaparece na coleções. 




Fonte e base: Livro "Na moda sem erro" by Dinah Bueno Pezzolo


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!