segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Os principais desfiles de moda do mundo


Mais conhecidas como Fashion Week, as semanas de moda acontecem duas vezes ao ano em diversos países. A primeira edição geralmente acontece entre Fevereiro e Março, e a segunda edição no mês de Setembro e Outubro. Nelas, grandes nomes da moda se reúnem para mostrar suas coleções Primavera/Verão e Outono/Inverno. Algumas marcas que ditam tendências não só nesses eventos, mas também fora deles são: Giorgio Armani, Chanel, Gucci, YSL (Yves Saint Laurent), Valentino e Dior.

As semanas de moda mais famosas do mundo acontecem em Nova Iorque, Milão, Paris e Londres. Porém, a Fashion Week já se espalhou por diversas regiões, como: Roma, Tóquio, Lisboa, Miami, Bangkok, Barcelona, Estocolmo e outras. No Brasil, o evento acontece nas cidades de São Paulo (fui com as amigas do curso, tem post aqui!), Rio de Janeiro e Brasília.

A programação da Fashion Week inicia-se em Nova Iorque, seguida por Londres, Milão e Paris. As datas dos eventos são bem próximas, sendo que, geralmente o último dia de desfile de uma capital chega a coincidir com o primeiro dia da próxima.


Foi o primeiro evento de moda em nível mundial, onde estilistas se juntaram para demonstrar seus trabalhos. Na época, era chamado de Press Week, e aconteceu em 1943. Atualmente o New York Fashion Week é conhecido como Mercedes-Benz Fashion Week e ocorre geralmente, no Lincoln Center for the Performing Arts.
Com base em anos anteriores, a programação de desfile da MB Fashion Week geralmente se inicia na primeira quinta-feira do mês de Fevereiro, onde são mostradas as tendências de outono/inverno do ano seguinte. Já a segunda edição ocorre na primeira quinta-feira de Setembro, com peças primavera/verão.
Seu caráter é mais comercial (o designer/stylist evidencia a roupa, e não a ideia).


A primeira Semana de Moda de Londres aconteceu no ano de 1984 e é organizada pelo Conselho Britânico de Moda (BFC).
O London Fashion Week acontece logo após a semana de Nova Iorque e,  ao longo de cinco dias, a agenda inclui os desfiles de moda, shows, instalações, salas de exposições, eventos e festas com os melhores e mais brilhantes nomes da indústria da moda.  Alguns dos varejistas mais consagrados da Grã-Bretanha realizam promoções especiais em torno da capital nesta temporada. Lojas como Harrods, Selfridges, Browns e River Island são algumas (das lojas dos sonhos) que participam, colocando adesivos do  London Fashion Week nas vitrines e em suas embalagens.
Os desfiles acontecem em locais como: BFC Show Space, TS Venue, The Portico Rooms e Navy Board Rooms.
Já aqui, o caráter é mais conceitual (o designer/stylist evidencia a ideia, e não a roupa), e há também muita inovação.


É organizada pela Camera Nazionale della Moda Italiana, uma associação sem fins lucrativos que é o ponto de referência, assim como o porta-voz preferencial, por todas as iniciativas nacionais e internacionais que têm o objetivo de valorizar e promover o estilo italiano, costumes e moda. Desde 1958, o ano de sua fundação, a Associação desenvolve o papel de protagonista no cenário da moda internacional, contribuindo também para a consolidação de alianças com Londres e Nova Iorque.
Os desfiles de moda do Milan Fashion Week acontecem logo após a semana de Londres e são realizados em locais como o Milano Fashion Center.
Em 2013, durante a semana de moda de Milão, o Greenpeace (organização não governamental de ambiente) protestou para exigir uma moda “livre de tóxicos”. Isso porque foi constatado em algumas marcas italianas, especialmente na Versace, um nível muito alto de produtos químicos nas fases de produção de seus produtos. 
É conhecida pelos cortes e design impecáveis; o que é uma tradição.


É a última das quatro semanas de moda mais famosas do mundo. 
Organizada pela Federação de Moda Francesa – a qual também decide as datas dos desfiles, geralmente é realizada no Carrousel deu Louvre, mas já teve desfiles apresentados às margens do Rio Senna.
Por ser a última semana do “Big Four”, as datas para a Paris Fashion Week começam no final de Fevereiro e começo de Março – para a moda outono/inverno, e no final de Setembro e começo de Outubro – para as coleções primavera/verão.
Paris é considerada a maior, mais brilhante e mais elegante de todas as semanas de desfiles de moda. E é também a capital mundial da moda - Glamour (tá explicado).


Gostaram de saber um pouco sobre as principais semanas de moda do mundo?
Em breve postarei as principais semanas de moda aqui do Brasil ;)


Beijos 



2 comentários :

Comente aqui!